Dúvidas Frequentes

Jejum muito prolongado altera resultados de exames? Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado. É fundamental jejum de 12 a 14 horas para a coleta do sangue.
Por que o tempo de jejum varia tanto para exames de sangue? A ingestão de alimentos acarreta em mudanças metabólicas e hormonais, principalmente devido à absorção de líquidos (água e/ou álcool), gorduras, proteínas e açúcares. Muitas alterações em marcadores bioquímicos e hematológicos. Devido ao período pós-prandial para cada parâmetro, são definidos períodos para os quais as mudanças são clinicamente significantes. Desta forma, não há um período padrão, dependerá do tipo de exame solicitado.
Pode realizar exercícios físicos antes de fazer os exames? É necessário um período de repouso entre o exercício físico e a realização do exame. Isso porque, a prática de exercícios pode alterar os resultados de alguns exames.
A ingestão de café é permitida antes da coleta? Não. A cafeína pode induzir a liberação de adrenalina, que, por sua vez, estimula pequena elevação da glicose e outros elementos no sangue.
Com febre ou gripe pode realizar meus exames? Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais e sintomas que servem para orientação de seus devidos tratamentos. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico antes de realizar exames nestas situações.
Água interfere no resultado dos exames laboratoriais? Não. Mas convém tomá-la com moderação (máximo um copo de 300mL). O excesso interfere nos exames de urina.
Remédios interferem em exames laboratoriais? Alguns, sim. Os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja sendo tomado avisem o atendente do laboratório antes do exame para possíveis observações nos laudos do exame.
O paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue? Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento.
Preciso fazer exames sempre pela manhã? Nem todos. Desde que obedeçam ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde. Por exemplo, o hemograma.
Por que fica roxo no local que tirei sangue? Isto se chama hematoma, extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão. Por falta de boa compressão no local da punção ou paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue.
O cigarro causa interferência nos resultados dos exames? Sim. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobina, no número de leucócitos e de hemácias e no volume corpuscular médio. E ainda, o fumo causa redução na concentração de HDL-colesterol.
Bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames? A bebida alcoólica altera principalmente os triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.
Por que há orientações para desprezar o primeiro jato de urina para realizar esse exame? O primeiro jato de urina carrega células e secreções que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com este material da uretra. Por esta razão, deve-se desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas os componentes presentes na bexiga.
No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã”? Preferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, permanecendo 2 horas sem urinar e sem a ingestão excessiva de água. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado e estéril, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
Menstruação interfere nos exames? Sim, por exemplo, no exame de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 3 dias após o período menstrual. Se houver alguma urgência, a paciente deverá fazer assepsia no momento da coleta e fazer uso do tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture com a urina.
Materiais de fezes e urina devem ser entregues imediatamente ao laboratório após a coleta? O material de fezes permite ser refrigerado por até 12 horas. A urina deve ser entregue ao laboratório o mais rápido possível, desde que a coleta seja realizada seguindo cuidadosamente as orientações de higienização e conservação recomendada pelo laboratório.
O que é e para que serve um antibiograma? Este exame revela quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.
Quais exames laboratoriais necessitam de abstinência sexual? A abstinência sexual é recomendada com período distintos a depender do exame a ser realizado. Por exemplo, o exame de PSA necessita de 48h de abstinência sexual. É recomendável não realizar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra.
Referente à coleta para o exame de fezes, qual a quantidade correta de amostra de fezes que deve ser entregar para a realização do exame parasitológico? No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a uma colher de sopa. Se as fezes estiverem liquefeitas, pelo menos 10mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise.
Por que são necessárias três coletas de amostra para o exame de PPF (Parasitológico de Fezes)? Coletar um número maior de amostras aumenta a possibilidade de encontrar o parasita ou seus cistos, ovos, ou larvas. Recomenda-se coletar as amostras, preferencialmente, em dias alternados.